Na medicina a Angiologia e Cirurgia Vascular são especialidades que se ocupam dos cuidados, avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o sistema venoso, arterial e linfático.
É muito comum que as pessoas tenham dificuldade em saber do que cada especialidade da medicina trata e qual especialista procurar. Por isso, tentarei explicar aqui de forma resumida e simples sobre as minhas especialidades.
O nome “Angiologista” é muito conhecido por quem sofre de varizes, mas na verdade é uma área bem mais ampla que trata e engloba não só essa como diversas outras patologias do sistema circulatório.
E o Cirurgião Vascular atua no tratamento cirúrgico das doenças que acometem veias, artérias e vasos linfáticos.
Cabe ressaltar, que as duas especialidades “andam juntas”, embora sejam consideradas distintas.
Alguns profissionais, como eu, são especialistas tanto em angiologia quanto em cirurgia vascular.
Toda vez que alguma pessoa se queixa de dores nas pernas, manchas, inchaço, formigamento, sensação de peso, câimbra e cansaço, é importante buscar a ajuda e a avaliação de um angiologista, pois esses sintomas podem estar relacionados a problemas vasculares. Ele poderá detectar e tratar doenças circulatórias ainda na fase inicial, além de aplicar medidas de prevenção que poderão evitar que a doença avance e até a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Como já mencionado acima, o angiologista e cirurgião vascular é o profissional habilitado e apto a tratar diversas enfermidades como varizes, vasinhos, tromboses venosas, dores, inchaços, sensação de peso nos membros inferiores, úlceras varicosas, flebites, linfedemas, aneurismas e outras, além de doenças reumatológicas, ou endocrinológicas como o diabetes, que podem levar a alterações vasculares. As obstruções arteriais também requerem atenção desse profissional.
Sendo assim, é de suma importância a busca de um médico habilitado que poderá examinar e avaliar individualmente cada caso, solicitar exames, investigar e indicar o tratamento mais adequado, muitas vezes sem a necessidade de cirurgia e internação, como por exemplo a espuma densa guiada por eco, a qual é um método eficaz, seguro e que dispensa a cirurgia e a internação, especialmente quando realizada por um profissional devidamente treinado e experiente.