Se caracteriza por uma mudança na forma dos ovários com formação de vários pequenos cistos (com tamanho de 5 a 10mm presentes nos dois ovários) ou pelo aumento do volume dos ovários (acima de 10cm3), comprovado por ultrassonografia. Sendo assim, nesse caso ocorrem o aumento no volume ovariano e a presença de múltiplos cistos no ovário.
Os ovários são dois órgãos que se localizam um de cada lado do útero feminino, sendo responsáveis pela produção de hormônios sexuais e por acolher os óvulos que a mulher traz consigo.
Desta forma, a diferenciação entre cisto no ovário e ovário policístico pode estar no tamanho e no número de cistos.
É uma doença complexa em que ocorrem distúrbios hormonais que culminam com uma alta produção do hormônio masculino (testosterona).
Essas alterações hormonais, principalmente quando não tratadas, podem causar problemas tais como:
- Acne
- Hirsutismo (que é o crescimento de pêlos com padrão masculino no rosto, no peito e nas costas de mulheres)
- Pode causar também alopecia (queda de cabelo)
- Alterações na menstruação (amenorreia (ausência total da menstruação), oligomenorreia ( pouco fluxo menstrual), hipermenorreia (muito fluxo menstrual) e até infertilidade
- Pode aumentar o risco para resistência insulínica, diabetes, obesidade, gordura no fígado, depressão, trombose venosa, câncer e outras patologias
Com tudo isso, cada vez mais devemos ressaltar que é sempre muito importante procurar ajuda médica, fazer consultas e exames para que qualquer tipo de alteração possa ser detectada precocemente, para que se obtenha sucesso no tratamento.