Úlceras varicosas.
São feridas provocadas normalmente por varizes, num estágio mais avançado da doença, que podem ocorrer devido a falta de tratamento, embora possa existir uma ampla variedade de fatores etiológicos.
A insuficiência venosa pode levar ao acúmulo de sangue e rompimento das veias, o que pode ocasionar o surgimento de feridas que doem e não cicatrizam, além de inchaço e escurecimento da pele. Também podem ser desencadeadas por traumatismos.
As úlceras varicosas além de causarem muita dor e desconforto, afetam demais a qualidade de vida do paciente.
Se localizam normalmente nas pernas, perto do tornozelo e costumam ser difíceis de curar, podendo levar anos para cicatrizar, principalmente se não for realizado tratamento adequado.
Quando não tratadas, podem se agravar e levar ao acometimento de infecção grave, celulites, osteomielite e transformação maligna das células.
Em geral a úlcera venosa é uma ferida que se apresenta de forma irregular, superficial no início, mas podendo evoluir para profunda, com bordas bem definidas e comumente com secreção amarelada. Podendo ser únicas ou múltiplas.
É de suma importância procurar um angiologista e cirurgião vascular especializado que irá realizar anamnese, exame clínico e solicitar exames específicos, direcionando o tratamento de forma correta com o objetivo de cicatrizar a úlcera, acompanhar e tentar evitar recidivas. Onde será levado em consideração o tipo de úlcera, as alterações anatômicas, o estado geral do paciente e o diagnóstico para que se faça o planejamento terapêutico.
O grande avanço no conhecimento da fisiopatogenia das úlceras venosas tem permitido o acesso especializado a várias modalidades de tratamento clínico e procedimentos.
É fundamental consultar o especialista, pois o tratamento no estado inicial poderá oferecer os melhores resultados.