A ingestão da proteína do leite de vaca pode ser um gatilho para o desenvolvimento de doenças autoimunes?
Mito ou realidade?
Diversos estudos relatam que a exposição à proteína do leite de vaca através da dieta durante a infância pode aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes tais como:
Diabetes tipo 1, doença celíaca, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide, esclerose múltipla e desordens neuropsiquiátricas.
Um estudo científico demonstrou que houve aumento de anticorpos anti-caseína (proteína do leite de vaca) já aos 3 meses de idade (antes mesmo de serem expostos ao glúten), sugerindo que o sistema imunológico pode ser comprometido antes do início da ingestão de glúten.
Além disso, há mais de 30 anos atrás foi postulado que o consumo da proteína do leite de vaca poderia estar associado a:
– Poliartrite em ratos
– Lesões reumáticas em coelhos
Adicionalmente, outro estudo apontou que o consumo do leite de vaca poderia exercer um papel importante no desenvolvimento de cegueira, causando uveíte, destruindo fotorreceptores e as células neuronais.
Em 2010, outro estudo relatou aumento de anticorpos contra a caseína do leite de vaca em pacientes com esquizofrenia e doença bipolar. Esses níveis de anticorpos foram detectados 2 anos antes do início da doença.